domingo, 23 de dezembro de 2012

Review: Sword Art Online

Sword Hype Online

Sinopse


Num futuro próximo, um videojogo baseado nos Role-Playing Game Online chamado Sword art Online foi lançado onde os jogadores controlam os seus avatares com os seus corpos usando um dispositivo de tecnologia chamado de Nerv Gear. Um dia, os jogadores descobrem que não podem sair, o criador do jogo tem a intenção de mantêm-los aprisionados nesta realidade, a menos que cheguem ao 100 º andar da torre do jogo e derrotarem o boss final. No entanto, se alguém morrer no jogo, também morre na vida real. Começa então uma desesperada luta pela sobrevivência.
Parece promissor através da sinopse não é? Bem, com base nesta sinopse para muitos acaba por ser um dos animes mais antecipados de 2012, mas qual será o veredicto final desta série como um todo. Será que é MESMO realmente boa? Bem, tentando ser o mais justo e coerente aqui vai.




História


Esta série é dividida em dois arcs, nomeadamente SAO (Sword Art Online) e ALO (Alfheim Online)

Já começou, pronto agora é só falar mal de mim!
O arco SAO, concentra-se em como vão sair deste mundo virtual já que como disse anteriormente não podem fazer logout e se morrerem neste mundo as suas vidas terminam, quer no jogo quer na vida real. É aqui que emergem as personagens principais deste jogo, Kirigaya Kazuto (Kirito) um swordsman com o efeito Axe activo 24 horas por dia 365 dias por ano, e Yuuki Asuna uma comandante principal de uma das frentes de ataque, juntos tentam encontrar o seu caminho, escalar a torre até ao 100º andar e vencer o jogo, este arc tem a duração de dois anos, em calendário na serie. No entanto, enfim como ocorreram diversos eventos não só referentes a SAO e as suas personagens, 14 episódios não foram bons o suficiente para mostrar todos os detalhes sobre o que aconteceu durante esses dois anos.



Oh man why i said that...i am so screwed...
Já no arc ALO, Kirito tenta salvar Asuna depois que esta ficar presa noutro MMORPG, a meu ver neste Arco a serie desce a pique, as personagens já podem fazer Logout, perdendo muito aquele condimento de sobrevivência de SAO, doses de Incesto, Fanservice sem anexo, o Kirito transformar-se no Bafomé, e todos agora ficaram com orelhas pontiagudas e asinhas de fadinhas, saaaay whaaaaaaaaa. Bem para ajudar Kirito temos de novo...uma rapariga what else!? e que rapariga, trata-se de Suguha a irmã-prima whatevs de Kirito. Suguha, enquanto Leafa ajuda-o a salvar Asuna das garras de Sugou. Really, todos nós sabemos como vai terminar este arc, tudo ocorre de uma maneira muito primaria e altamente previsível, a possível causa de tudo talvez seja o facto de alimentar mais a relação entre Kirito e Asuna.

O conceito MMORPG em matéria de serie anime não é novidade, anos antes tivemos series como .//Hack.Sign e Ragnarok Online(a meu ver ambas muito superiores especialmente a primeira). Porém muitos afirmam que SAO teve uma ideia original e que nada antes neste respeito foi feito...go figure. SAO é o melhor arc, devido a ideia de perigo eminente, reviravoltas que ocorrem em cada episódio, e um mundo mais próximo dos MMORPG dos dias de hoje. Em ALO, por outro lado, tudo é mais fantasioso, só e unicamente concentra-se em Kirito na sua Demanda para salvar Asuna. A meu meu ver a serie como um todo perde mais interesse quando os personagens se "casam." Também sublinho que tudo foi apressado as hell especialmente no SAO arc, um dos espectadores no Grupo #Animaniapt deu a sua opinião dizendo:"Essa cena do casamento tem muito que se lhe diga, pro bom e pro mau. Achei pior a batalha de boss antes da final, resolver-se quase entre os dois episódios  no final de um ep OH NOES VAMOS TODOS MORRER, misteriosamente começa o novo ep já eles tão com a estratégia definida e a domesticar o bixo a cagar <.<"  "Eu gostei das batalhas em geral, aerial battles are always fun. Mas sim, foi bastante inferior á própria saga do sword art online , e diga-se mais valia terem animado as side story's todas do sword art online e deixarem o ALO para outra temporada <.<  "#Jorge Torres. Ao passo que no ALO arc tudo teve imensa palha. Por outras palavras screw the plot, focus on Romance.


Personagens


My only Husbando is Kirito!
True story.
Alguns dos personagens tanto podem servir de Support, protagonistas ou antagonistas principais o que deu um enorme impacto a todos os que assistiram a esta série. Por exemplo, vamos focar-nos no casal (Asuna e Kirito), ambos apresentam já uma demografia de espectadores. Para Asuna, o seu publico são os fanboys adeptos do moe e waifu material (Até porque Asuna sabe desempenhar tarefas domésticas). Para Kirito, as fangirls encontram um tipo dark and edgy, e todo L33t(mesmo assim super genérico). Resumidamente a concepção destes personagens injectou química não só nas personagens como nos seus espectadores também, alimentando mais o sucesso e overrating da serie.

Sugou, apesar de ser o antagonista principal no ALO arc, para mim foi o personagem mais bem conseguido, sim eu sei que os SAO lovers odeiam este personagem por se intrometer no romance entre estes dois pombinhos e "violar" a pobre Asuna. O Sugou realmente tem boas características para um antagonista, porque este já que não consegue o amor de Asuna na vida real, usa meios alternativos para o conseguir nomeadamente, um mundo virtual. Além disso, sua ilusão de grandeza para se tornar um Deus no mundo de ALO, acrescenta mais pontos ao seu carácter.

Arte e Animação


Exemplo da Fantástica Animação.
Durante toda a serie a animação foi sempre uma constante de qualidade, consistindo na sua maioria em cores frias e calmas. Os cenários, como as cidades, os campos, as dungeons apresentam todos bons detalhes. Como se passa no mundo de MMORPG, não foram esquecidas as Hubs dos itens, armaduras, localizações, monstros, stats ou até mesmo a interface gráfica dos jogadores. A arte de cada personagem também esta igualmente bem conseguida. Por exemplo, a armadura/fato branco de Asuna em SAO, esta roupa realmente combina bem com a ideia de uma espadachim lutando pela justiça. Já Kirito como de inicio era um jogador solitário todo vestido de negro com um ar de dark enforcer. Em matéria de animação para mim o ponto mais alto da serie, toda muito fluída sem as habituais caras esborrachas, as cenas de combate maravilhosamente bem animadas com destaque para a batalha aérea entre Kirito e um líder das frentes de combate no mundo de ALO, ou o confronto Kirito/Asuna vs Bafomé. Como o estúdio A-1 Anime produz series de animação medíocre como Fairy Tail fiquei surpreendido o nível que animou SAO, foi para mim o que me levou até ao final da serie, sem dúvida animação muito acima do tradicional TV.


Música


Vamos começar por sublinhar a música de fundo, toda produzida por Yuki Kajiura, destaco as cenas de luta contra Bosses, acompanhadas de música de carácter épico, ou no mundo de ALO, com as suas melodias sinfónicas  nas cenas românticas o piano marcou sempre presença, o que já começa a ser mais do mesmo.

Asuna interpretada por Haruna Tomatsu, não é realmente uma Seiyuu de grande nome, mas retratou bem o papel de Asuna, e penso que a sua voz realmente deu um enorme impacto a esta personagem. Ao passo que Kirito interpretado por Matsuoka Yoshitsugu, como não gostei da personagem, não o posso afirmar mas achei o seu desempenho algo "seco."
Curiosamente o Ending do Arc SAO foi cantando pela Seiyuu de Asuna Haruna Tomatsu. O primeiro Opening e para mim o melhor é interpretado por Lisa. A respeito de ALO o primeiro Opening foi interpretado por Eir Aoi e ED POR Haruna Luna.



Notas finais


Pronto já vos dei uma razão para a lerem.
Completamente desnecessário.

Sword Art Online Online durante a sua exibição também foi algo de controvérsia  vamos começar pelo famoso "capítulo 16.5" da sua versão light novel o romance entre Kirito e Asuna, que gerou um monte de boatos com base no que realmente aconteceu. Algumas pessoas dizem que foi escrito pelos fãs, outros dizem que isso foi feito através do mesmo autor usando LN como o seu pseudónimo. Outro foi o constante hype que está serie se tornou, muitos afirmam ZOMG best anime da temporada ou até ever, quando a meu ver nunca será. Ainda mais numa Temporada onde estiveram em exibição series de elevada qualidade como Jormungand perfect order, Jojo's Bizarre Adventure, ou Psycho-pass. Confesso que este hype tirou-me um pouco a vontade de seguir as aventuras de Kirito e companhia. Comparado a versão Graphic novel, o anime não mostrou todos os detalhes quer do meio, quer das personagens. Além de que existem muitos volumes que envolvem o SAO arc, mesmo na serie estes eventos não foram retratados por ordem cronológica, porem todos os mistérios foram resolvidos no pouco que mostrou. A Grande falha de SAO foi flow como os eventos aconteceram. Pouco se falou dos últimos dois anos em SAO, e sabemos que um monte de coisas aconteceram. O ALO arc ​​só incide sobre a obsessão de Kirito salvar Asuna, do fanservice desnecessário, especialmente Com Suguha e por vezes Asuna. Finalmente para os personagens as personagens secundarias, muitas pareceram estar lá só para enfeitar. Estamos perante uma serie Overrated. Toda gente tem suas razões para assistir é claro , seja por determinada personagem, outros em comparação a Graphic Novel. Além disso, desenvolvimento  não é suficiente para um serie 25 episódios, em ambos os arcos. No final SAO resume-se ao desenvolvimento de Asuna e Kirito. Não é uma serie que recomendaria. Mas se gostares de MMORPGS, podem encontrar em SAO algum valor. Se fores Fã, é recomendo sim para leres a Graphic novel, que ai sim tudo mais ao pormenor, e um ou outro Lulz.

SO OP!





Sem comentários:

Enviar um comentário