segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Review: Binbougami ga!

                                                            Snob vs poor Fate of awesome

Sinopse
Ichiko Sakura é uma jovem de dezasseis anos que durante toda sua vida teve muita sorte, isto devido ao seu corpo possuir uma quantidade extraordinária de Energia da felicidade, que inconscientemente  extrai das pessoas em seu redor fazendo o mundo perder o equilíbrio. Para corrigir isso, uma Binbougami (Deusa da pobreza) chamada Momiji é enviada para o mundo humano a fim de sugar de Ichiko a sua energia da felicidade, reequilibrando o mundo. Ichiko não aceita que a sua energia da felicidade seja retirada dela porque esta não se importa com os outros, mas aos poucos esta passa a mudar. Começa então uma luta entre Momiji e Sakura, a deusa conseguirá parar Sakura, ou irá sucumbir a sua felicidade?

Plot
Uma história intensa de camaradagem, amizade e amor....NOT! O Plot de Binbougami Ga! é do mais simples que possam imaginar, é mais ou menos como um Tom & Jerry niponico, em que todos os episódios assistimos a estas duas a tentarem "matar-se" uma a outra. Também para muito deleite de muita gente incluindo o meu, estas duas fazem referências e zoam a tudo o que é anime da shounen jump e sunrise (até mesmo nos títulos de cada episódio). Pode parecer demasiado simplista para muitos, mas penso que é daqui que vem a força de Binbougami ga! 

Teddy what does the scouter says about Bimbougami's parody level?
It's over 9000!!!


Personagens
Sakura Ichiko (Seiyuu Kana_Hanazawa) A primeira vista uma vulgar rapariga de dezasseis anos, mas que possui uma quantidade extraordinária de energia da felicidade. Sakura possui tanta desta energia que inconscientemente absorve a sorte dos outros, fazendo que estes fiquem desafortunados. É adorada e idolatrada por quase todos os rapazes da sua escola, porem é odiada por todas as raparigas e a sua personalidade doce e delicada, esconde uma personalidade forte e sádica. Devido a um trauma que sofreu na sua infância Ichiko tem medo de se aproximar das outras pessoas e de ser traída deixando-a muitas vezes sozinha. Diz que não se preocupa com ninguém a não ser ela mesma e o seu mordomo que foi o seu "pai" durante a sua infância. Mas no decorrer da serie Ichiko devido a interacção com Momiji começa mudar aos poucos. Para poder defender-se dos ataques de Momiji, Ichiko conta com uma espada que lhe foi oferecida pelo monge pervertido Bobby, uma espada que pode invocar espíritos e animais ancestrais.


Já agora não vos parece uma versão adulta da Nyaruko?

Binbougami Momji (Seiyuu Yumi Uchiyama) Uma Binbougami (Deusa da pobreza), que veio do mundo ancestral para restaurar o equilíbrio da terra roubando a energia da felicidade de Sakura Ichiko. O seu braço direito tem acumulado muita energia de pobreza e serve de suporte para a sua arma principal uma seringa. Esta deusa também conta com diversas gadgets que lhes chama de misfortune devices. Momiji também é capaz de se transformar em forma de espírito, a fim de voar e passar por barreiras. Está constantemente lutando e discutindo com Ichiko (muito surpreendentemente vivem as duas no mesmo apartamento) enquanto tenta roubar a sua energia da felicidade, tornando-se particularmente irritada quando Ichiko faz comparação das suas mamas com as de humm...Momiji (elas devem existir não sei onde). No entanto, esta benevolente deusa sente pena de Ichiko, e muitas vezes, incentiva-a a tentar usar a sua energia da felicidade para ajudar os outros. Também é um pouco falsa como a sua rival nesses momentos alterna a sua voz e personalidade, como é uma Deusa da pobreza Momiji não tem modos e é muito preguiçosa, muitas das vezes fala de modo grosseiro enquanto coça-se e tira cagaitas.

   Hurry Momiji grab my Longinus lance

Teddy O assistente de Momiji, só comunica através de um bloco de notas
(á la Eucliwood da serie Kore wa zombie Desuka) tem uma cara bem freeza e transporta diversas gadgets na sua barriga.




Keita (Seiyuu Kouki Uchiyama) é um dos colegas da turma de Ichiko que esta sempre dormindo durante as aulas. Este esta sempre assim devido ao facto de ter que trabalhar numa panóplia de empregos a fim de sustentar a sua casa e os seus quatro irmãos, já que seus pais fugirão de casa após se endividarem. Ichiko no começo pensa nele como um jovem rico que seria ideal para ser seu namorado, mas quando esta descobre que Keita é pobre afastar-se dele, porém devido a uma serie de acontecimentos desenvolve sentimentos por este. Keita para dar um bom exemplo aos seus irmãos não aceita a ajuda de Ichiko e está sempre em busca de novas maneiras de conseguir mais dinheiro para dar melhores condições para sua família.


Ranmaru(Seiyuu Haruka Tomatsu) Ranmaru é uma rapariga que devido a viver só com o seu pai e durante a sua infância ter incumbido valores masculinos veste-se como um homem delinquente (Ryuunosuke anyone?) transfere-se a meio da serie para a turma de Ichiko. Ranmaru foi criada com base a poder ser a sucessora do seu pai no seu dojo de Karate. Apesar de ser uma mulher durona e muito forte, aparenta não gostar de coisas femininas...por dentro Ranmaru deseja ser mais feminina (Ryuunosuke again). Após conhecer Ichiko numa situação desagradável, esta desafia Ichiko para um duelo e acaba sendo derrotada (devido ao poder da energia da felicidade). Mas depois rapidamente torna-se a única amiga de Ichiko. Talvez a única fraqueza de Ranmaru sejam as cutesy things como pequenos animais, também demonstra enormes sentimentos ao seu colega Keita, momentos esses em que a sua feminidade vem ao de cima.




Inugami Momou (Seiyuu Hiro Shimono) Inugami é uma divindade em forma de cão que veio para o mundo dos humanos com a missão de ajudar Momiji a roubar a energia da felicidade de Ichiko. Inugami tem a capacidade de se transformar num pequeno cachorrinho e com isto infiltra-se na casa de Ichiko esperando um bom momento para atacar e roubar a sua energia. Depois de conhecer e conviver com Ichiko, Momou passa a sentir que Sakura não é uma pessoa assim tão má e decide ajuda-la sempre que ela necessitar. Inugami tem como seu maior ponto fraco o facto de ser um grande masoquista, sente extremo prazer ao ser espancado brutalmente por jovens raparigas (principalmente por Ichiko e Momiji). Também como é cão tem um olfacto bem apurado.


Realmente esta imagem diz tudo
Bobby (Seiyuu Yoshihisa Kawahara) Um monge de que monge tem muito pouco, vagueia pelo mundo com a missão de exterminar os maus espíritos. Bobby pode sentir a energia da felicidade de Ichiko e em troca de abrigo ajuda-a oferecendo uma espada, que da poderes a Ichiko para poder combater Momiji. Bobby tem um comportamento de um perfeito pervertido e sempre que exista um par de mamas engana tanto amigos como inimigos, a sua perversidade e tão grande que por vezes faz alianças com Momou, já que ambos procuram o mesmo, se bem que é um suposto espírito que devia exterminar.

Woof woof :3
E o Vegeta ainda vinha com aquela treta que um Super Saiyan so existia de 1000 em 1000 anos...

Kikunoshin Suwano (Seiyuu Hiroshi Naka) Ex-mordomo de Ichiko, Suwano durante anos actuou como seu "pai" e era a única pessoa em que Ichiko realmente respeitava e confiava. Suwano quase morreu por causa de toda energia da felicidade que Ichiko acabou sugando dele inconscientemente durante este tempo todo, Ichiko então usa a sua energia da felicidade para salvar a vida de Suwano e diz a este para ir-se embora e despede-o para que possa ter uma vida segura. Actualmente viaja pelo mundo e recentemente casou-se com uma mulher bem mais jovem que ele, e sempre que pode envia postais para Ichiko.



Nadeshiko Adenokouji( Seiyuu Sayaka Kanda) Ah sim ainda faltava esta criatura, apenas aparece como cameo e é a voz dos previews(no seu segmento Nadeshiko ga!). Se existir uma possível segunda temporada concerteza aparecera, porque só surge mais tarde na versão manga de Binbougami ga!


Corrente Nebulosa!

Animação

A versão Anime de Binbougami ga! esteve a cargo da Sunrise, estúdio veterano e bem conhecido pela produção de todas as series Gundam. Com Binbougami ga! cumpriu bastante bem as funções exigidas, raramente animação menos bem conseguida, no geral bastante agradável e acima do que é transmitido em televisão shounen wise. Bom desenho e caracterização das personagens (um ponto que falarei mais abaixo) boa escolha de planos,0% de CGI, excelente detalhe nos cenários e cores vibrantes, tudo fazendo-nos lembrar muito o estilo de shounen que estiveram em voga anos noventa.


My fortune is greater than yours!

Música

Chegamos agora aquela parte das reviews que costumo ter uma dificuldade tremenda a escrever, com Binbougami ga! não será o caso, porque existe tanto para falar neste ponto. Começando por toda a Ost que acompanha as desventuras de deusa da pobreza e da sua nemesis humana, que foi composta por...Masashi Hamauzu, e agora perguntam onde já ouvi este nome...parece familiar? pois é! trata-se nada mais nada menos do que o compositor de toda a Ost de FINAL FANTASY XIII/XIII-2, e excelentemente detectado pela nossa outra contribuidora, durante o episódio três quando Ichiko recebe de Bobby a sua espada, e Momiji surge este theme Saber's Edge entra em cena, que é como muitos sabem é o Boss theme de FINAL FANTASY XIII realmente um pormenor deveras delicioso. Outra das Osts que tresanda de FINAL FANTASY XIII é esta, bem podia estar incluida no jogo. Bem chegamos agora a tradicional parte dos OP/ED e que dizer deste Op *ahem recompõe-te Bruno, para começar logo no inicio e achei realmente muita piada foi o facto do Opening começar com uma batida 8 bits, remetendo a ideia que estamos prestes a assistir a um videojogo, já que Momoji e Sakura em todos os episódios participam em autênticos Deathmatches. Em segundo lugar ainda referente a este Opening sabiam que é cantando por...UM GAJO e chama-se Piko (oh shiet) bem muitos sabem o que quero dizer. Brincadeiras a parte é um Opening do mais catchy, bem agradável tanto para o canal auditivo como o visual...Dakara one way, two way, three way, four way, no way way saa you ma...oh lá estou eu outra vez. Falando no ED temos também pormenores interessantes(não são os momentos de trajes menores de Sakura), falo da evidente relação entre Ichiko e Momiji que no fundo são inimigas, mas não podiam viver uma sem a outra, e que de facto os pólos negativo e positivo atraem-se, o ED é cantando pela banda Happy Birthday.

Já temos um compositor de Tracks de Rpg so let me show you my Pokemans!

Conclusão

Não esperava gostar tanto de Binbougami é realmente uma daquelas series surpresa. Binbougami como disse acima é uma serie de contrastes basta ver as duas personagens principais começo com  Ichiko que é esbelta volumptuosa e altetica. Ao passo de Momiji que nem tem noção do que é belo, tábua de passar a ferro e preguiçosa. Porem ao serem tão distintas completam-se uma a outra, ou não fosse o facto de Momiji baptizar Ichiko de Tittyko. Para mim a estrela de Binbougami ga! foi sem dúvida a nossa deusa da pobreza favorita (existem outras), tanto caracterização desde usar uma camisa rota, estar descalça de um pé e ter a sua insígnia remendada. Até ao mood swing que durante toda a serie foi uma constante, geralmente quando apresenta as suas fantásticas e divinas gadgets.
Enfim dito isto Bimbougami ga! para mim junto com Joshiraku foram as series de verão que mais desfrutei, é certo que todos os episódios começam e acabam da mesma forma, esse facto pode afastar algumas almas menos "corajosas." Mas vão por mim fãs de anime e em especial fãs de parodias têm aqui uma serie que vos fará as delicias e por isso leva o meu...




Binboumami bids you farewell until season two



Sem comentários:

Enviar um comentário